sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ciência com Fronteiras



Nos últimos anos, os recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI saltaram de R$ 1,1 bilhão, em 2000, para R$ 12,7 bilhões, em 2013, conforme números recentemente apresentados pelo ministro Marco Antonio Raupp.

"Nem sempre foi assim no Brasil. Isso significa que nos governos Lula e Dilma houve essa incorporação de ciência, tecnologia e inovação na política de desenvolvimento do país.", disse.

A notícia seria realmente muito boa, não fosse a concepção de desenvolvimento que embala nossa política de CT&I, identificada pura e simplesmente com crescimento econômico e progresso tecnológico. Não por acaso, as ciências humanas e sociais estão excluídas de importantes programas do ministério, a exemplo do Ciência sem Fronteiras.

Tal exclusão já foi questionada jurídica e academicamente, e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS está puxando um debate sobre o tema. De todo modo, até agora já foram implementadas 29.192 bolsas pelo programa, nenhuma sequer para as humanidades. 

Dentre as áreas beneficiadas, lideram as Engenharias e demais áreas tecnológicas, seguidas de longe pela Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde. 

Ora, mas a Educação Física - e o Esporte - não é uma área da Saúde? Sim, a própria Tabela de Áreas de Conhecimento de nossos órgãos de fomento assim a enquadra. Mas nunca é demais lembrar que a identidade epistemológica de nossa área tem sido objeto de muita controvérsia.

Como bem analisa o professor da UFSC, editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte - RBCE, Alexandre Fernandez Vaz, nossas pesquisas cruzam natureza e cultura, podendo se orientar por diferentes matrizes disciplinares. Isto quer dizer que a Educação Física e as Ciências do Esporte guardam relação com diferentes áreas, incluso as ciências humanas e sociais.

Todavia, ainda que a Educação Física tenha um significativo contingente de pesquisadores envolvidos com estudos socioculturais e pedagógicos, quando se fala em financiamento, os números não refletem as características pluridisciplinares da área. 

Para agravar a situação, em tempos de megaeventos, o que se vê é o aprofundamento desta disparidade, com um fosso político e econômico entre as subáreas da biodinâmica e dos estudos socioculturais e pedagógicos.

Ocorre que a mesma concepção de desenvolvimento que define as áreas prioritárias para os investimentos em CT&I desde o alto, apanha de arrasto a Educação Física e Ciências do Esporte. Neste caso, desenvolvimento não significa outra coisa senão desenvolvimento olímpico, é o que pensa a presidenta Dilma.

Importa aí a ciência capaz de potencializar os resultados esportivos, ajudar a melhorar o desempenho de atletas e fazer o país ganhar mais medalhas.

Algumas iniciativas do CNPq e MCTI revelam o quão o esporte de rendimento vem ganhado destaque nas políticas de CT&I. Estou me referindo ao Prêmio Jovem Cientista de 2012 - Inovação Tecnológica nos Esportes e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013 - Ciência, Saúde e Esporte

Outra ação, esta de maior monta e protagonizada pelo MEC e Ministério do Esporte, é a proposta de criação da Universidade do Esporte, voltada à excelência esportiva e ao esporte de alto rendimento, uma promessa de legado para os Jogos Rio 2016. 

E os estudos socioculturais e pedagógicos do esporte, têm algum lugar no conjunto desta política?

Há de se dizer que até 2003, com a criação da Rede CEDES - Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer, nunca na história deste país tínhamos visto as pesquisas em ciências humanas e sociais no esporte ganharem institucionalidade na estrutura de governo, abrigadas num Departamento de CT&I do Ministério do Esporte. 

A produção da Rede já foi objeto de um estudo do LEL-UNESP coordenado pela professora Gisele Schwartz. Em números gerais, até 2010, de modo descentralizado, presente em 21 estados e no distrito federal, sediada em 59 universidades e envolvendo 80 grupos de pesquisa, a Rede realizou 95 pesquisas.

O trabalho da Rede CEDES esteve associado ao desenvolvimento de políticas públicas, à qualificação de experiências e programas junto à juventude, idosos, escolares, povos indígenas, quilombolas etc., materializando o preceito constitucional de priorização do esporte educacional e de participação, repercutindo na consolidação do esporte e do lazer como direitos e demandas legítimas da sociedade brasileira.

Mas tudo isso não foi suficiente, veio governo Dilma e a Rede ficou à míngua. É certo que a instabilidade da estrutura, do calendário e do financiamento comprometem a organização e manutenção da Rede desde sempre. Mas a situação chegou mesmo ao limite foi na gestão do ministro Aldo Rebelo, com o calote a 42 projetos de pesquisa aprovados em Chamada Pública.

Segundo dados que pude apurar no portal Siga Brasil, foram investidos na Rede CEDES entre 2004 a 2010 um total de R$ 3.9 milhões, um investimento pequeno considerando seu impacto social. Para se ter uma idéia, em 2011, ano do calote, R$ 27,3 milhões foram gastos só com a publicidade e propaganda do programa Brasil Potência Esportiva

Não adiantou a III Conferência Nacional do Esporte fazer constar no Plano Decenal de Esporte e Lazer a meta de "ampliar em 100%, a cada 2 (dois) anos, o apoio às pesquisas desenvolvidas pela Rede CEDES". O ministério não deu ouvidos e o que já era quase nada, acabou. Zeraram o orçamento da Rede e mandaram embora seu pessoal, realocando sua estrutura para a governança dos megaeventos. 

Os pesquisadores reagiram, organizaram um encontro autoconvocado e bateram as portas do ministério. O anfitrião, com ressalvas e promessas, foi o secretário executivo Luis Manuel Rebelo Fernandes, que apontou para a construção conjunta de alternativas organizacionais e liberação de recursos.

O desdobramento foi a constituição de um grupo de trabalho e reuniões que decidiram pelo cumprimento da meta de ampliação do recursos para Rede, sua integração ao Sistema Nacional de CT&I através de edital do CNPq e a realização de um Seminário Nacional junto com os pesquisadores para debater sua reestruturação, evento que aconteceria neste próximo mês de agosto.

Chegaram a estabelecer um termo de cooperação com a UnB para a realização do Seminário, mas, na hora H, voltaram atrás e alegaram ausência de dotação orçamentária.

O fato é que a Rede CEDES não é reconhecida pelo ministério como ação prioritária. Ela está do lado de lá da fronteira em que a Educação Física e Ciências do Esporte são convidadas a participarem do esforço "desenvolvimentista" no qual se inserem os megaeventos. 

Este será um assunto a ser debatido no XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, que acontece entre os dias 2 e 7 de agosto próximo, em Brasília. 

É preciso se mobilizar... 

Chega de embromação!
Vida longa a Rede Cedes, 10 anos de produção!

4 comentários:

  1. Fernando
    Já tive a oportunidade de lhe parabenizar pessoalmente pelo blog, e agora o faço "por dentro" dele.
    Escolhi esta oportunidade por ela trazer a tona tanto uma iniciativa governamental da qual tive a honra de coordenar quando de minha passagem pelo Ministério do Esporte, quanto por realçar a importância de fortalecermos com nossa militância acadêmica o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, CBCE, sociedade científica que em seus 36 anos de vida vem fazendo papel contra hegemônico fundamental para o desenvolver do pensamento crítico na área acadêmica "Educação Física".
    Vida longa ao blog!
    Forte Abraço
    Lino

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  2. Opa Lino,

    Fico lisonjeado com tuas palavras de incentivo, sobretudo por reconhecer em vc um sujeito comprometido com seu tempo, ou seja, comprometido com a construção histórica de uma outra realidade e de uma outra Educação Física.

    O blog, em certa medida, buscando convergir com as novas tecnologias e linguagens, tb está sintonizado com este propósito. É só mais um espaço de militância para além dos intramuros da Universidade e de nossa associação científica...

    Grde abraço, Fernando

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  3. Prezado Profº Fernando, tive a honra de lhe conhecer no Conbrace, apresentado pelo colega José Pestana. Já tinha admiração por seu texto, mas agora pelo blog tenho acesso a suas ações, amplio minha admiração. Sou professor de um IF aqui em Petrolina-PE, uma região isolada dos grandes centros e, por este motivo, o esforço para estar integrado nas discussões essenciais da área é sempre de grande tamanho. Então, ao acessar seu blog tenho a sensação de estar situado no que há de grande relevância na Educação Física hoje. É uma ótima oportunidade. Abraço e vida longa ao blog!

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  4. Olá Bartolomeu,

    Fico feliz com sua avaliação... e que bom o blogo esteja conectando Brasília a Petrolina...

    Abraço, Fernando

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