quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A torcida que samba


O horário oficial do Brasil, de amanhã até quarta-feira próxima, escapa ao controle de Brasília.  

Às 22 hs, o Baile Oficial da Cidade do Rio de Janeiro abre do carnaval carioca. Já a abertura oficial do carnaval de Salvador, será um pouco antes, às 20 hs, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo. 

Para o antropólogo Roberto Da Matta, o carnaval põe o Brasil de ponta-cabeça. Destitui o rígido e o fixo, permitindo a fantasia que inventa e reinventa identidades. Mas se o carnaval, como a versão do avesso, ajuda a explicar o que faz do Brasil o Brasil, o que será possível dizer do carnaval de São Paulo?

Entre bailes, festas, blocos e escolas, muita folia acontece por lá...  e junto com o Rio e Salvador, a paulicéiaconquistou seu espaço na TV.

Por falar em televisão, a Gaviões da Fiel, que desfilará no sábado, 9/2, trará para avenida este ano um sugestivo samba-enredo, Ser Fiel é a alma do negócio, contando a história da propaganda.

A torcida que samba, que é como se auto-denomina a escola, pretende mostrar os meios pelo qual a propaganda é feita, o radio, a televisão e o jornal, homenageando alguns de seus personagens e lembrando episódios aos quais a propaganda esteve ligada. Mas o desfile terá também o seu lado brincalhão e irreverente, é o que promete Max Lopes, o carnavalesco tetracampeão carioca que a Gaviões importou na tentativa de conquistar seu 5º título no Grupo Especial de São Paulo.  

"Também vamos falar da propaganda enganosa, que é o silicone, o pai de santo, que promete o amor verdadeiro em três dias, o político em pele de cordeiro, que sempre diz que vai melhorar a saúde e a educação do país. ...Mostraremos para o povo que a propaganda realmente é a alma do negócio", disse ele.

Carnavalesco e antropólogo estão de acordo. A versão do avesso, o lado brincalhão e irreverente, muito diz do que é identitário da propaganda. Parece irônico, mas o samba-enredo que conta e canta a alma do negócio foi idealizado, justamente, no ano em que o timão arrebentou a boca do balão, tanto em títulos como em cifras.

Segundo um estudo da consultoria Deloitte, o Corinthians, além de ser o clube mais rico do Brasil, é o não-europeu que mais fatura, ocupando a 31ª posição no ranking mundial. Arrecadou 94,1 milhões de euros - cerca de R$ 255 milhões em 2011. No ano passado, dados atualizados da Mazars-Lancenet, dão conta que o faturamento aumentou para pouco mais de R$ 290 milhões.

Por parte da direção do clube, a ordem é ficar no topo, é o que registra o Blog do Janca

Fecharam um contrato com a Nike que vai render R$ 30 milhões até 2022.  A multinacional da indústria do esporte prepara uma campanha publicitária para faturar em cima da conquista no Japão

Outro foco é explorar o Itaquerão através do “naming rights”, o que envolve a negociação em torno da venda do direito de nomear a arena. A empresa que desejar rebatizar o Itaquerão com seu nome, vai ter de desembolsar pelo menos R$ 350 milhões.


Por sua vez, o programa Fiel-Torcedor também deve ser ampliado. A meta é a sua internacionalização. E a diretoria do clube tem um plano de marketing ainda mais ousado. Está nas últimas tratativas para criar um cemitério exclusivo para corintianos. Se eu sou Flamengo até morrer, os manos vão para o além... querem se vangloriar por serem fiéis até depois da morte. 

No âmbito da propaganda política, o clube também não se cansa de usar a imagem e a influência de Lula. Representado por Andrés Sanchez, esteve ao lado de Dilma e apoiou Haddad. O resultado? A Caixa diz que não, mas os rumores de interferência do ex-presidente são fortes no fechamento do patrocínio de 31 milhões que vão ser pagos ao clube em 2013. Será o maior patrocínio de camisas do futebol brasileiro.

E a última vem do Blog do Cruz, informando que o Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo, aprovou um projeto de R$ 28,9 milhões do clube para a implementação de um Centro de Excelência e Treinamento de Futebol.

Fui checar a página da Lei de Incentivo, que é uma uma excelente fonte para pesquisas sobre as políticas de esporte e lazer, em especial, sobre o financiamento do esporte. Os valores aprovados chegaram, em verdade, na casa dos R$ 40 milhões.

Mas o Cruz está absolutamente certo ao dizer:

"Na prática, os clubes que usam esse dinheiro formam jogadores de alto rendimento, que mais tarde são vendidos, inclusive para o exterior. A renda desse comércio é dividida entre o cofre do clube e o bolso dos empresários. E se caracteriza o Estado financiador de atividade privada..."

Pode até ser que o clube não consiga captar os recursos, mas isso é pouco provável. A sua diretoria demonstra ter total conhecimento dos meandros da política e segredos da propaganda. Enquanto o publicitário  Washington Olivetto será o principal homenageado na avenida pela torcida que samba, a diretoria do clube sabe muito bem que... ser Fiel é a alma do negócio.

É carnaval,
Corre vem ver, tô na tela da TV!

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